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Postado por: Welica Primão | Data: 31 mar 2019

Performance esportiva pode ser influenciada pela microbiota intestinal?



Equilíbrio na composição e diversidade da microbiota intestinal é importante para o controle do estresse oxidativo desencadeado pelo exercício, e também na melhora do metabolismo e gasto energético durante treinos de longa duração1-3.

A prática intensa e prolongada de exercícios, seguida de períodos insuficientes de recuperação pode induzir liberação de hormônios de estresse e citocinas inflamatórias1,2. É possível que a liberação citocínica e de hormônios, como noradrenalina, possa alterar negativamente a diversidade microbiana intestinal por influenciar a expressão gênica bacteriana, via de sinalização bactéria-hospedeiro e eixo microbiota-intestino-cérebro 2.

O consumo probióticos, que modulam favoravelmente a diversidade e composição bacteriana, tem despertado interesse na população esportista. Em estudo controlado duplo-cego randomizado, atletas de alta performance suplementados com cepas de bifidobactérias, lactobacilos e enterococos apresentaram maior resistência ao aumento da carga de treinamento e menor incidência de doenças respiratórias comparado ao grupo placebo 3. Esses achados foram concordes com resultados de Gleeson et al., que mostrou menor incidência de infecções respiratórias e melhora da imunidade (aumento da imunoglobulina IgA na saliva) em atletas suplementados com lactobacilos casei 4. Em jogadores de futebol, a suplementação com lactobacilos e bifidobactérias acelerou recuperação física pós-treino e tempo de tratamento de infecções das vias aéreas 5.

Fadiga crônica, insônia e dores musculares também são queixas frequentes em esportistas. A intensidade e tempo de duração desses sintomas comprometem desempenho físico e evolução do indivíduo no esporte, principalmente em provas de longa duração. Jager et al., evidenciaram que a suplementação de bifidobactérias e estreptococos foram efetivas na diminuição de tensão e dor muscular, manutenção da performance e na aceleração da recuperação física pós-treino de exaustão 6. Os autores sugerem que probióticos também modulam beneficamente a resposta inflamatória no tecido muscular pós-exercício intenso.

O efeito de probioticos no equilíbrio da microbiota intestinal é uma realidade. Estudos clínicos de longa duração são necessários para abordar questões de dose-resposta no rendimento físico, bem como explorar os mecanismos de ação dos probióticos nesta população. Hoje, dose e tempo de suplementação de probióticos devem seguir recomendações do fabricante e sua indicação deve ser avaliada pelo médico e nutricionista esportivos.

Referências
Allison Clark A, Mach N. Exercise-induced stress behavior, gut-microbiota-brain axis and diet: a systematic review for athletes. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2016; 13:43.
Mach N and Fuster-Botella D: Endurance exercise and gut microbiota: A review. Journal of Sport and Health Science, 2017; 6: 179–197.
Strasser B, Geiger D, Schauer M, Gostner JM, Gatterer H, Burtscher M, Fuchs D. Probiotic Supplements Beneficially Affect Tryptophan-Kynurenine Metabolism and Reduce the Incidence of Upper Respiratory Tract Infections in Trained Athletes: A Randomized, Double-Blinded, Placebo-Controlled Trial. Nutrients. 2016 Nov 23;8(11).
Gleeson M., Bishop N.C., Oliveira M., Tauler P. Daily probiotic’s (Lactobacillus caseiShirota) reduction of infection incidence in athletes. J. Sport Nutr. Exerc. Metab. 2011; 21:55–64.
Haywood B.A., Black K.E., Baker D., McGarvey J., Healey P., Brown R.C. Probiotic supplementation reduces the duration and incidence of infections but not severity in elite rugby union players. Sci. Med. Sport. 2014; 17:356–360.
Jäger R, Purpura M, Stone JD, Turner SM, et al. ProbioticStreptococcus thermophilus FP4 and Bifidobacterium breve BR03 Supplementation Attenuates Performance and Range-of-Motion Decrements Following Muscle Damaging Exercise. 2016; 14;8(10).

Dra. Welica Primão

Nutricionista | CRN 32.544
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- Nutricionista Graduada pela centro Universitario de Guarulhos UNG.
- Pós Graduação em Nutrição Esportiva em Wellness pela São Camilo.
- Atua na area de suplementação nutricional desde sua formação, e em atendimento nutricional focado em academias, wellness, atletas e clínicas de estética.


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